A BMW fabrica carros. A Brunswick faz barcos de lazer. Em comum, as duas miram o mercado de luxo. E depois da montadora alemã anunciar que irá erguer sua fábrica em Santa Catarina, é a vez da americana Brunswick optar pelo mesmo estado para igual investida.
A diferença é que a planta da Brunswick já está pronta, e deverá abrir as portas ainda esta semana, no dia 9 de outubro. Com uma área construída de 14.000 metros quadrados em Joinville, a fábrica recebeu um aporte de 22 milhões de dólares.
Segundo o executivo mexicano Jorge Valdes, diretor da operação brasileira, o país virou prioridade para a companhia depois da crise de 2008 derrubar o mercado financeiro. “Começamos a olhar um pouco para qual seriam nossos desafios. Um dos nossos objetivos virou crescer globalmente e não depender apenas de mercados tradicionais, como Europa e Estados Unidos”, afirmou.
Valdes pontuou que o fato de a economia brasileira ter avançado de lá para cá contribuiu para a decisão da matriz. “Além disso, o Brasil tem um mercado náutico bastante atrativo: tem uma costa muito grande e tempo bom praticamente o ano inteiro”, acrescentou.
A unidade de Santa Catarina terá capacidade de montar até 400 barcos por ano, de nove modelos diferentes. Serão duas marcas de iates: a Bayliner, com modelos de 23 a 35 pés, e a Sea Ray, com barcos que vão de 26 a 41 pés – esta última, inclusive, foi a eleita do candidato republicano Mitt Romney em recente aquisição. Os preços de venda variam entre 150 mil e 1,4 milhão de reais. Com a inauguração da fábrica em Joinville, os valores não deverão sofrer uma correção para baixo, pois já estariam “competitivos”, de acordo com Valdes.
Em 2012, a Brunswick deverá fechar cerca de 100 negócios no país. A expectativa é elevar esse número em 50% no ano que vem. Sediada no Texas, a companhia registrou vendas líquidas de 1,1 bilhão de dólares no ano passado. A empresa também produz iates das marcas Hatteras e Meridian, além de contar com outras nove marcas diferentes no segmento de pesca.