Já não se fazem mais carreiras como antigamente. Existem ainda profissionais que permanecem na mesma empresa a vida toda? Hoje, planejar uma carreira significa aprender as novas regras do mercado e tomar decisões difíceis. Às vezes, aceitar um trabalho para ganhar menos ou para fazer algo que você não gosta, mas que permitirá que você adquira novas capacitações. Uma pesquisa nos Estados Unidos reuniu líderes de grandes corporações para apurar seus principais conselhos para quem está nos primeiros dez anos de carreira. Veja as dez lições mais importantes:

1- Não escolha um trabalho, escolha um chefe. Ele será provavelmente o fator mais importante para o sucesso de sua carreira. Um chefe que não tem confiança em você, não lhe oferecerá oportunidades. Já aquele que não exige muito, não permitirá que você evolua.
2- Seja realista em relação a seus talentos. Conheça as chances de falhar e de ser bem sucedido. E seja claro e objetivo com aqueles que podem te ajudar. Essa postura aumenta as chances de sucesso e, principalmente, a sua autoconfiança para dar passos maiores.
3- Carreiras exigem consistência. Escolha uma área de especialização em que você realmente possa fazer diferença. Aprofunde-se nela e aproxime-se de seus semelhantes.
4-  Ao mesmo tempo, não se restrinja à sua especialização. O mundo está em constante mudança e se você não se adaptar às transformações, sua carreira corre perigo. Desenvolva recursos para abrir a mente. Não leia sempre as mesmas seções do jornal ou os mesmos sites. Se você sentir que não pode melhorar muito em alguma área, procure outra.
5 – Não se limite a aceitar um trabalho. Crie um trabalho. Dentro de uma empresa ou até mesmo formando sua própria. Para isso, é preciso identificar o serviço ou produto que o mercado precisa. Quem oferece soluções tem as maiores oportunidades.
6- Mantenha uma lista de objetivos pessoais e profissionais para evitar ficar travado na vida. Não importam os itens escolhidos. Pilotar um supersônico? Tomar um café com a Scarlett Johansson? Visitar o Papa? O importante é ter sonhos e persegui-los — não exatamente realizá-los.
7- Divirta-se. Trabalhe com prazer e gosto. A maioria das pessoas procura status ou recompensa financeira e, assim, pegam trabalhos que não gostam. Isso pode provocar frustração e desânimo.  Evite esses sentimentos.
8- Nunca é tarde demais para aprender. Procure trabalhar com pessoas que sabem mais do que você — são a melhor fonte de aprendizado que existe, além de propiciarem conexões com sua área de interesse.
9- Mantenha seu equilíbrio emocional. A transição entre duas atividades profissionais pode ter alto custo emocional e ser fonte de stress e frustração. Não é aconselhável jogar emoção em excesso em sua carreira.
10- Toda carreira exige uma marca — a sua. Ela é a sua identidade pública, o motivo de sua credibilidade profissional. A sua marca, como todas as marcas, precisa ser testada, atualizada, redefinida, gerenciada e expandida. Cuide bem dela.