9 de abr. de 2012

Fiança milionária


Jason Warren Clendenen acaba de gastar R$ 500 mil para poder voltar a trabalhar no seu país de origem, os Estados Unidos. Esse dinheiro foi pago à justiça brasileira, provavelmente com um cheque da Chevron, a empresa que explora petróleo na bacia de Campos, no Estado do Rio de Janeiro, e que em novembro do ano passado derramou mais de 3 mil barris de petróleo na costa fluminense.
Por causa do acidente, 17 funcionários da Chevron e da Transocean, que opera as sondas de perfuração petrolífera, tiveram seus passaportes retidos e respondem a inquérito criminal. Clendenen , no entanto, aceitou o convite para trabalhar em outra empresa e, por esse motivo, foi liberado. Mas teve que pagar a fiança como garantia de que voltaria para responder às acusões do Ministério Público.
A Chevron e a Transocean já foram multadas em R$ 20 milhões de reais. Indignadas, as duas empresas se revoltaram contra as decisões da justiça brasileira fazendo acusações rigorosas a respeito da legislação e da morosidade dos processos. Não pegou nada bem. Agora, as duas empresas estão preferindo ficar em silêncio e ter um comportamento mais obediente. O mais provável, no entanto, é que, ao fim do processo, ambas as empresas deixem o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...